A importância de cada nutriente - Proteína
É o que fornece aminoácidos ao nosso organismo, substâncias importantes para a formação, crescimento e manutenção de tecidos corporais (músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, órgãos internos), formação de anticorpos (manutenção da imunidade) e de alguns hormônios.
Também fornecem os aminoácidos essenciais. São aqueles que o organismo não consegue sintetizar sozinho, devendo ser ingeridos na alimentação. A deficiência desses aminoácidos essenciais leva à perda de peso e retardo no crescimento das crianças. A proteína também é fonte de energia.
Sua deficiência, em adultos, causa emagrecimento, anemia, e diminuição da imunidade. Nas crianças, ocorre o Kwashiorkor, que é a carência de proteína, levando a uma parada no crescimento, emagrecimento, distúrbios mentais, diarréia, inflamações na pele, alterações no cabelo, entre outras causas.
Porém, seu excesso pode acarretar problemas renais, cardiovasculares (colesterol alto, aterosclerose) e câncer devido às fontes de proteína animal sempre estarem acompanhadas de gordura saturada e colesterol.
Suas fontes podem ser encontradas tanto em produtos de origem animal quanto de origem vegetal:
Fontes de proteínas de origem animal: São as mais ricos nesse nutriente. O leite e o ovo são os alimentos que possuem proteína de melhor qualidade entre todos. Outras fontes são as carnes em geral (carne vermelha, aves, peixes) e os derivados do leite (exceto a manteiga, que é classificada como gordura);
Fontes de proteínas de origem vegetal: Leguminosas como os feijões, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico; cereais como o arroz, milho, trigo; castanhas e nozes. Mas são proteínas com qualidade inferior.
Devemos consumir fontes protéicas todos os dias, em quantidades adequadas e moderadas, pois não possuímos reservas desse nutriente em nosso organismo para necessidades eventuais.
Referência: www.nutricaoativa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário